segunda-feira, 9 de maio de 2011

Direitos e Deveres dos alunos

Colegas acredito que seria interessante colocarmos quais os direitos e deveres dos alunos.

 O corpo Discente é constituído dos alunos devidamente matriculados. São direitos do corpo discente:

I. Recorrer às autoridades escolares quando julgar-se prejudicado em seus direitos;
II. Ser tratado com respeito por todo o pessoal do estabelecimento e não sofrer qualquer forma de discriminação;
III. Merecer assistência educacional de acordo com as suas necessidades e com as possibilidades do estabelecimento;
IV. Utilizar as instalações e de pendências do estabelecimento que lhe forem destinados.

 São deveres do corpo discente:
I. Comparecer assídua e pontualmente às aulas e atividades escolares;
II. Tratar professores, funcionários e colegas com cordialidade;
III. Velar pela limpeza e conservação das instalações, dependências, materiais e móveis do estabelecimento;
IV. Contribuir, no que lhe couber, para o bom nome do estabelecimento;
V. Colaborar ativamente no processo ensino-aprendizagem;
VI. Portar o material didático exigido pelo estabelecimento.

 È vedado ao corpo discente:
I. entrar ou sair da sala fora do horário preestabelecido, sem estar devidamente autorizado;
II. ausentar-se do estabelecimento sem permissão da direção, no caso dos alunos de menor idade:
III. ocupar-se durante as aulas, de trabalho alheios às mesmas;
IV. promover, participar de brigas ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social, nas dependências ou imediações do estabelecimento;
V. trazer consigo livros, impressos, gravuras ou escritos considerados imorais, bem como cigarros, bebidas alcoólicas, armas ou outros objetos perigosos.
VI. Desacatar a autoridade do Diretor, Professor e Funcionários do estabelecimento.

6 comentários:

  1. Muito oportuno os direitos e deveres dos alunos aqui relacionados. Creio ser interessante também colocar em algum espaço deste blog ou aqui mesmo, as regras que estabelecemos no início do ano letivo.
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Sandra Soraes
    tuas contribuições são bem interessantes, certamente colocaremos as regras a serem observadas por nossos aluno.
    Sandra Alves
    Assistente de Supervisão

    ResponderExcluir
  3. Pessoal preciso de uma orientação no meu caso.eu fiz o Eja e quando terminou o semestre perguntei pra todos os professores e declararm que todos tinham sido aprovados, ate pelo meu perfil de partcipaçao em aula tambem. Agora fui pegar meu historico e me disseram que eu nao aprovei por decisao dos professores, eu nem sei em qual materia que foi, tambem nao tenho acesso a ata, rodei e pronto e só.E fui a unica da sala e era a pessoa mais participativa da aula mas de quebra tive um problema um pouco antes de terminar o semestre com a vice diretora onde ela disse que ia pagar caro por bater de frente com ela. Alguem sabe me dizer onde posso pedir ajuda pra ter direito de saber quais materias que rodei???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou a secretária de educação do seu estado, pois esse seu caso esta parecendo uma perseguição pessoal, eu passo por isso com uma proff (a ) de lingua portuguesa, na verdade ela não passa de uma egoista e prepotente,se achando a dona da verdade,mais no fundo do coração dele está a maldade,peseguin quem ela deveria ajudar.

      Excluir
  4. Uma das melhores opções seria o secretário de educação da sua cidade, e por fim a secretária de educação do seu estado,lute por raquilo q te custou um alto preço.

    ResponderExcluir
  5. Direitos do aluno.
    E quando um professor te constrange e te falta com respeito.ai a coordenadora te orienta a deixar pra lá. O que fazer ?

    ResponderExcluir